O streaming e o futuro da música

Spotify1

Com a Internet e a possibilidade de se ter, ilegalmente, a música de uma forma gratuita, entrámos numa era em que ela deixou de vender, colocando-se a questão da sobrevivência da própria indústria musical.

Os músicos deixaram de vender discos e viraram-se para os concertos, que passaram a ser a sua principal fonte de rendimento. Havia a necessidade de se criar algo que fizesse com que as pessoas voltassem a pagar para ouvir música, pela própria sobrevivência de uma parte do negócio como também para a (re)valorização daquilo que os músicos fazem.

Depois de várias tentativas de criar alternativas ao negócio da venda da música, umas com maior sucesso do que outras, mas nenhuma verdadeiramente convincente, surgem os streamings, com especial destaque para o Spotify.

Trata-se de um serviço que disponibiliza muita da música editada até hoje em troca de um pagamento mensal. Também existem versões gratuitas, mas com limitações.

Considero que finalmente se encontrou uma forma de voltar a pagar para ouvir música, recebendo os músicos uma quantia de dinheiro correspondente ao número de audições dos seus temas. Ficam todos a ganhar, os ouvintes, que têm ao seu dispor um catálogo imenso de músicas bem organizado e pronto a ser ouvido, não tendo que se chatear com as diferentes tarefas associadas ao download ilegal, e os músicos, que voltam a receber dinheiro pelos trabalhos editados.

Resumindo, sou da opinião que o futuro do negócio da música gravada passa pelo streaming.

Quanto aos CDs e aos Vinis, continuarão a ser comprados por um pequeno nicho de pessoas, colecionadores e fãs mais acérrimos de bandas.

Texto: João Catarino

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s