Artistas/Bandas portuguesas que acompanhamos neste momento

Silence 4

Ao nível da música portuguesa, e daquilo que eu gosto, considero que pouca coisa relevante tenha surgido nos últimos anos, com exceção dos Dead Combo, Peixe : Avião, Noiserv e pouco mais… e mesmo estes não atingem o patamar de alguma música feita num passado mais longínquo.

Olhando para quem faz música desde a II República, Sérgio Godinho é alguém que muito admiro… e que consegue manter-se perfeitamente atual.

Passando para aqueles que surgiram por alturas do chamado “boom do rock português”, ainda hoje alguns continuam a estar entre as minhas principais referências, tais como a Sétima Legião, Heróis do Mar e António Variações. Os GNR foram uma banda que me marcaram muito nos anos 80 e início dos 90, mas depois deixei de me identificar com tudo o que fizeram a partir do álbum “Sob Escuta”.

Chegados aos anos 90, ainda hoje oiço com regularidade os Braindead, nomeadamente o seu segundo álbum, Entre Aspas, é sempre um prazer ouvir “Lollipop”, e os Silence 4 que de uma forma surpreendente surgem do nada e arrasam com o panorama musical português. A banda de Leiria continua a ser “grande” e o seu regresso em 2014 foi o voltar a um passado que não queremos esquecer.

Mudamos de século e temos o David Fonseca a lançar-se numa carreira a solo, que arrancou muito bem, com álbuns que me continuam a dizer muito. Infelizmente, a partir de dado momento a “coisa” tornou-se um pouco infantil.

Surge depois Rita Redshoes, uma senhora com uma grande voz e que compõe músicas bem bonitas de se ouvirem. O último álbum é que foi menos feliz.

Do mais recente que se tem feito por cá, para além dos nomes referidos no primeiro parágrafo há dois outros que destaco, e que estão para mim a um nível superior comparado com esses, Márcia, pela voz e pela canções, simples mas melodiosas, e Oquestrada, possuidores de um som único e original.

Texto por: João Catarino

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s