Qual é a vossa opinião em relação ao 4º Andamento da 9ª Sinfonia “From The New World” de Dvorak

A música clássica não me é totalmente estranha, pois já passei por uma fase em que ouvia com bastante regularidade, tanto para me acompanhar enquanto estudava ou para (tentar) apreciar verdadeiramente algumas das grandes obras.

Ao mesmo tempo, conheço a grande importância do malogrado maestro Herbert Von Karajan dentro do género e da editora Deutsche-Grammophon.

Contudo, para dizer a verdade, já não ouvia este tipo de música há algum tempo, talvez porque tenha ganho maior curiosidade relativamente à produção musical e às diferentes sonoridades que caracterizam a música moderna feita em estúdio.

No que toca a este 4º andamento da 9ª Sinfonia “From The New World” de Dvorak, é daqueles que todos certamente já ouvimos uma vez na vida – nem que fosse um breve trecho -, e é obviamente um prazer voltar a ouvi-lo, ainda que não tenha os mínimos conhecimentos técnicos para avaliar cada elemento da orquestra. Tal como referiram o João e o Gonçalo, o início também me fez lembrar um épico cinematográfico, embora eu fosse mais na direção do Senhor dos Anéis. São admiráveis os contrastes que vão acontecendo, a complexidade da obra e o modo como todos caminham num sentido comum. Certamente será o resultado de muita dedicação e estudo por parte dos seus intérpretes. É muito “andamento” musical, mas é sempre bom voltar aos clássicos.

Texto por: Zé Revés

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s