Qual é a vossa opinião em relação ao 4º Andamento da 9ª Sinfonia “From The New World” de Dvorak

Sou da opinião que o ouvido educa-se e eu nunca fui educado a ouvir música clássica. O que não significa que não a aprecie. Apenas não lhe concedo a atenção devida na minha dieta musical. Acho que é dos géneros mais nobres e complexos que existem e o que mais me admira nele é a capacidade de emocionar as pessoas, sem recurso às palavras e apenas pela força das melodias. É música para refletir, sonhar, divagar e sentir sem reservas.

Quanto a esta sinfonia, penso que já todos ouvimos excertos dela ou em algum anúncio ou na banda-sonora da Guerra das Estrelas (terá sido?). Ouvi-la na sua plenitude é que nunca tinha tido oportunidade (ou vontade). Achei magnífica, claro está – desde a imponência da orquestra, às tonalidades do andamento, ora mais impetuoso, ora mais tristemente compassado, passando pelas expressões afetadas (não me ocorre agora outra palavra) do maestro, como se fosse a representação corpórea das notas tecidas pelos instrumentos manuseados.

Senti-me como se estivesse dentro de um filme, curto mas intenso, do qual eu fosse o realizador e decidisse o rumo dos acontecimentos, inspirado pelas porções melódicas que a orquestra ia ditando. De tal modo que fui perseguido por monstros geneticamente modificados com intenções pouco amistosas, venci-os e salvei a humanidade, descobri que afinal havia ainda uma outra ameaça que poderia causar o apocalipse, mas antes encontrei a redenção no local onde o céu e a terra se unem, apenas para depois partir, destemido e inquebrável, para a épica batalha final.

Em suma, é excelente se procuram inspiração para escrever um guião cinematográfico incrível. Ver e ouvir isto ao vivo, então, deve ser completamente arrebatador e indutor de uma outra apoplexia. Assim é a beleza da música.

Texto por: Gonçalo Dias

 

Deixe uma Resposta

