O concerto que mais me marcou

Bem, assim que li qual era o desafio só passou pela minha cabeça um concerto, dos “milhares” concertos que já vi: quando a Orquestra Gulbenkian tocou 1ª Sinfonia de Brahms.

Para já é a minha sinfonia favorita, e foi a primeira vez que vi um concerto de uma orquestra com aquela dimensão e qualidade, e quando soube que iam tocar a minha sinfonia favorita fiquei com os olhos a brilhar.

Esta sinfonia é o exemplo daquelas sinfonias que os seus andamentos são completamente diferentes uns dos outros, apesar de formar uma só sinfonia são distantes, tanto em termos de notas, forma, contexto, melodia e sentimentos.

A meu ver – em relação àquilo que eu sinto- esta sinfonia tem um misto de sentimentos: ao mesmo tempo leva-nos a algum momento marcante do nosso passado, triste, alegre, terror e fantasia e em outro momento de desejo, prazer e ternura.
Tive aquele momento de “ouvido absoluto” e pura atenção para verificar se a orquestra estava a tocá-la bem e com o seu devido respeito, pois seria a primeira apontar o mínimo erro, mas não. Os músicos todos entregaram-se por completo neste momento, para mim “histórico”, os instrumentos e os próprios músicos sentiam o tal prazer, desejo e nostalgia.

Não consegui resistir e caiu-me lágrimas pelo meu rosto. A pureza e complexidade desta sinfonia não consegue deixar ninguém indiferente à mesma.

É preciso prestar muita atenção à mesma, pois a sua complexidade não é fácil de interpretar.

No fim do concerto, não fui a única a ter a mesma opinião. Todos aplaudiram de pé e comentavam: “A Gulbenkian já não tocava assim tão bem há uns bons meses”.

Texto por Laura Pinheiro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s