Bandas e músicos portugueses a cantar em Inglês… qual a tua opinião?

Artistas portugueses a cantarem em inglês é um tema que torna-se sempre um debate com algumas opiniões extremistas e outras mais equilibradas. É facto que pessoas que têm a língua portuguesa como a natural de seu país têm uma certa intolerância à aversão de alguns músicos em relação a língua materna. Porém antes de debater sobre o caso com outros é preciso analisá-lo apenas consigo.

Assim como muitos portugueses, que logo fazem cara feia ao ouvir um (a) cantor (a) português (a) a cantar em inglês, eu também sou um tanto contra a esse tipo de decisão. Se o artista pretende fazer sucesso dentro de Portugal, o mais inteligente e mais certo seria cantar apenas em português. Ainda mais se tal artista, mesmo querendo fazer sucesso fora do país, precisar começar a sua carreira em seu país de origem. A população dará muito mais valor para cantores que cantam a sua cultura e em sua língua materna. Se não o fizer nunca chegará a ser famoso aqui, e muito menos no estrangeiro.

Contudo, não vejo problema nesses astros da música terem a intenção de alavancar a carreira e ultrapassar os territórios portugueses com a sua arte. E convenhamos, é mais fácil ele conseguir tal facto se estiver a cantar em inglês. A aceitação do público no exterior será mais rápida e mais receptiva. Principalmente em relação à Europa, que consiste em vários pequenos países que falam línguas diferentes; o inglês é o que os une no cenário musical.

Pelo lado comercial, talvez seja mais rentável o artista cantar em inglês, pois assim o público que poderá atingir torna-se muito maior do que apenas a população portuguesa. Porém há que salientar que tornar-se um artista a nível internacional é bem mais complicado do que ser famoso apenas em seu país de origem, onde as pessoas identificam-se com sua arte e idioma.

Em programas como Factor X e The Voice, apesar de a maioria das apresentações ser em inglês, canções em português são mais bem-vistas pelo público e pelo jurado. Há de convir que o jurado é composto por artistas que cantam em português, portanto irão apreciar muito mais a ousadia do candidato e a sua valorização da língua e dos artistas portugueses. Nesse tipo de programa me posiciono quase que totalmente contra as canções em inglês. Cante em inglês apenas se a música for de conhecimento da maioria dos jurados e do público e se a canção em questão valorizar de forma única o seu tom de voz, destacando a si dos demais candidatos. Até porque os participantes são iniciantes e estão em um programa da televisão portuguesa e a apresentarem-se para o público português.

texto por Mayra Russo

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s