Bandas e músicos portugueses a cantar em Inglês… qual a tua opinião?

O povo português sempre revelou aptidão em aprender idiomas e vontade de descobrir outras culturas. O inglês pela sua globalização ou o espanhol por proximidade, são exemplos de línguas que não são estranhas a grande parte dos portugueses e é normal que vários artistas se sintam confortáveis em arriscar idiomas que não o português.

Na discussão deste tema existem argumentos em ambos os lados sobre os quais vale a pena reflectir.

Há quem acuse o português de ser uma língua de tacto difícil e um tanto crua pela sua expressividade, já cantavam os Clã: Só para dizer que te amo, Nem sempre encontro o melhor termo, Nem sempre escolho o melhor modo. Devia ser como no cinema, A língua inglesa fica sempre bem E nunca atraiçoa ninguém. Enquanto outros defendem que não há como a nossa língua mãe para expressar os nossos sentimentos e identidade.

Há quem refira que escrever em português pode colocar complicados desafios de métrica e é curioso perceber aqueles que disso fizeram a sua marca como os Toranja do músico Tiago Bettencourt.

Haverão ainda os que sustentam que o inglês torna mais fácil a progressão para um mercado internacional. Este será o argumento mais fácil de refutar, já que nos últimos anos temos assistido a uma exportação de música em português que vai muito para além do fado, como o exemplo sonoro dos Buraka Som Sistema.

Quando penso no meu caso em particular percebo que um idioma nunca me aproximou ou afastou de um artista, aliás uma das minhas bandas preferidas são os Sigur Rós e sei que nunca serei fluente em islandês ou hopelandic. Por outro lado reconheço que existem letras que nunca poderiam ser escritas em nenhuma outra língua que não o português, como todo o repertório do Manuel Cruz para mim um dos melhores letristas da actualidade.

No final acredito que o que conta é a música e a sua força em ultrapassar barreiras, até as linguísticas, e que como qualquer expressão de arte deve ser livre em todas as suas dimensões.

texto por Vera Brito

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s