Bandas e músicos portugueses a cantar em Inglês… qual a tua opinião?

Portugueses a cantar em português ou em inglês? Não tenho objeções a um caso nem a outro.

Valorizo, como qualquer português orgulhoso da sua cultura, artistas que cantam na língua mãe e conseguem sucesso além fronteiras usando essa ferramenta. Os que conseguem pôr o seu valor na voz, no sentimento e nas melodias. Os que conseguem chegar ao coração de outros povos que mesmo não falando a língua portuguesa admiram a música.
Há alguns meses atrás, quando andei pela Croácia, tive uma longa conversa com um dos guias das excursões acerca da Mariza e a sua música. Não têm o fado na sua cultura, não entendem o que ela canta, mas admiram-na e ao seu talento. Isso é de valorizar!

Do mesmo modo, há uns anos quando andei a divagar por uma loja de música de Londres encontrei CD’s dos Silence4. Assim…Se acho uma afronta que cantem noutra língua? Não. Cada um tem a liberdade de expressar a sua arte da forma que entender melhor para os objetivos que tem traçados. Alguns casos conseguiram sucesso fora do nosso cantinho, outros nem por isso. Mas mesmo os que ficaram apenas em Portugal, tiveram mais sucesso do que se tivessem escolhido cantar em português. É mais “fácil” chegar aos jovens, por exemplo, que crescem a ouvir música estrangeira, cantada em inglês. É uma outra forma de chegar onde querem com certeza chegar todos os artistas no mundo da música: transmitir a sua arte ao maior número de pessoas possível.

Enrique Iglésias, Ricky Martin, Shakira…Não ficaram todos mundialmente famosos apenas depois de começarem a cantar em inglês? Porque não podem os nossos artistas nacionais almejar também atingir esses sucessos?

texto por Rita Silvestre

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s