Bandas e músicos portugueses a cantar em Inglês… qual a tua opinião?

Em relação a este tema há quem aprove e quem desaprove. Muitos não concordam com o facto de bandas e músicos portugueses largarem a sua língua materna para cantar outra língua diferente, para muitos é uma ofensa ou um ato de “racismo”. Não diria tanto, mas que pertenço ao grupo das pessoas que não gosta, sim, pertenço.

Vê-se todos os cantores franceses a cantar em inglês? Não! Vê-se músicos ingleses a cantar espanhol ou francês? Não! Então, por quê que os portugueses entraram na “nova onda” de cantar só em inglês? Será pela internacionalização? Pela musicalidade? Não digo que não devam, acho que uma música ou outra sim, mas todas? Até o nome da banda ou o nome do álbum em inglês?

Não quero, de qualquer modo, desvalorizar as grandes bandas ou músicos que, de momento, são famosos e têm grandes carreiras cantando em inglês, até alguns deles sou fã, por exemplo, Aurea e David Fonseca.

Contudo, admito que o facto de cantarem em inglês traz muitas vantagens, desde da aceitação pela população mundial, expandir horizontes, aprender com outros artistas e etc. E os artistas que cantam em português e que são conhecidos internacionalmente? Que cantam em português? Pois bem, a língua portuguesa é muito rica de facto, mas há-que saber usá-la e neste caso, adapta-la corretamente nos acordes, nas notas, na voz e se isso tudo for bem pensado, bem treinado faz-se magia e música. Demos “graças” à Mariza, aos Deolinda, aos Xutos e Pontapés e entre outros. Eles lutaram com as suas próprias garras e língua e alcançaram os seus objetivos e voam pelo mundo.

Mas, se a língua inglesa é, atualmente, aquela que abre mais portas e que melhor fica no ouvido da população, faça-se arte e música. Acrescento que não é a língua que define a qualidade da música, portanto, seja cantado em inglês ou em português, a arte é a mesma.

texto por Laura Pinheiro

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s