Bandas e músicos portugueses a cantar em Inglês… qual a tua opinião?

Um tema que sempre gerou alguma polémica em Portugal tem a ver com o facto de algumas músicas compostas e produzidas por cá serem cantadas utilizando a língua inglesa.

Alguns consideram uma afronta à nossa cultura e à nossa língua e que esta tem de ser protegida e defendida, outros dizem que não faz qualquer sentido, que os portugueses quando cantam em inglês fazem-no com um sotaque esquisito… mas também há quem não veja qualquer problema nisso.

Há quem use o Inglês por se sentir mais à vontade. Também há quem considere que certos estilos de música fazem mais sentido se forem cantados na língua inglesa. Outros porque acham que terão mais hipóteses de vingar no mercado internacional.

A mim não me faz confusão nenhuma que haja músicos portugueses a utilizar outra língua que não a de Camões. Percebo que alguns o façam por influência da muita música anglo-saxónica que ouvem desde novos, para além de que em certos géneros musicais talvez faça mais sentido cantar em Inglês. No pop-rock, por exemplo, quando se utiliza a língua portuguesa, esta tem de ser feita de uma forma muito específica… muito nossa, quase criando uma espécie de pop-rock português, como fizeram os inúmeros grupos surgidos nos anos 70 e 80 em Portugal. O que já não acontece com projetos mais recentes, que cantam em português como se estivessem a cantar em inglês, não entendendo que são línguas muito diferentes a todos os níveis.

Penso que aqui, como em tudo, é preciso ter bom senso. Cada um canta na língua que muito entender. Mas claro que se chegarmos a uma situação extrema em que poucos cantarão em português, aí deverão soar os “alarmes” e fazer-se alguma coisa, nomeadamente o Estado, para que a nossa língua volte a ser usada em boa parte da música que por cá se faz.

Relativamente às tentativas de internacionalização por via da língua inglesa, tirando alguns, raros, casos, o tempo provou que não é pela utilização do Inglês que a porta do mercado estrangeiro fica escancarada à música feita em Portugal.

texto por João Catarino

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s